Melanose Solar no Rio de Janeiro

Melanose Solar no Rio de Janeiro

Melanose Solar no Rio de Janeiro

A melanose solar se manifesta por meio de manchas decorrentes da exposição solar prolongada.

Estas manchas na pele costumam aparecer com o passar do tempo, principalmente em pessoas de mais idade, por isso também é chamada, erroneamente, de mancha senil.

Os efeitos ocasionados pelo Sol acumulado levam ao aumento do número de melanócitos (células que produzem a melanina) e da sua atividade, produzindo mais melanina e, consequentemente, escurecendo determinada região da pele.

A época em que elas aparecem depende de dois fatores, o tipo de pele e a intensidade com que foi exposta ao Sol.

A melanose solar é caracterizada por ter coloração que varia entre castanho claro e castanho escuro, medindo alguns milímetros, podendo chegar a dois centímetros.

Geralmente, estas manchas surgem acima das mãos, no punho, antebraço, face e colo.

Melanose Solar no Rio de Janeiro

O ideal é a prevenção, através do uso de filtro solar e outras medidas de proteção solar.

E não apenas proteger do sol da praia ou piscina, mas também do sol do dia a dia, que no longo prazo vai estimular o surgimento das manchas.

É importante o diagnóstico preciso, excluindo a possibilidade de outras manchas de natureza maligna.

O tratamento pode ser feito com procedimentos como a cauterização química, a criocirurgia, os peelings químicos e o uso da luz intensa pulsada.

E, é claro, o diagnóstico e o tratamento devem ser realizados e indicados pelo médico dermatologista.

Para tratamento da melanose solar, podem ser realizados vários procedimentos como:

Cauterização química: Tratamento que se baseia na destruição de um tecido ou coagulação do sangue por meio de métodos químicos, utilizando frio (criocauterização), calor ou alguma substância cáustica, como um ácido.

Crioterapia com nitrogênio líquido: Esse procedimento objetiva o congelamento de determinadas lesões, levando à sua destruição com finalidade terapêutica.

Dermoabrasão: Pode ser tanto manual quanto mecânico.

Peeling Químico: O peeling químico é utilizado para estimular a renovação da pele envelhecida ou danificada. Pode ser superficial, médio ou profundo.

Luz Intensa Pulsada: A luz intensa pulsada atua corrigindo várias lesões de pele da face e do corpo, causadas pelo fotoenvelhecimento.

Faça uma visita.